Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ESPAÇO DA ARTE


Olá pessoal, esse 2º  Post é para vocês que gostam de deixar um espaço reservado só para Artes na sua sala de aula e também  para vocês que nunca pensaram nisso! A maior parte dos professores de Educação infantil e Ensino Fundamental I acabam por reservar apenas um espaço de leitura. Mas você também poderá reservar um local para desenhos com diferentes materiais…
Quando se pensa em espaço da oficina já nos vem à cabeça a bagunça que vai ficar para o professor recolher , mas se já no inicio do ano letivo houver conversa sobre regras, limpeza e organização vocês irão perceber que serão os próprios alunos que nos ajudarão nesse processo… Essas regras (com gravuras) podem estar fixadas na parede desse espaço a vista dos alunos o ano inteiro! Fazer uma leitura do espaço da oficina com os alunos, estimulando-os nos cuidados para organizar o espaço de trabalho, o próprio e o coletivo com certeza favorecerá a autonomia na utilização dos materiais.
Porém devemos ter cuidado com a organização desse espaço, pois o ensino do valor estético já se inicia na arrumação do mesmo que será realizada pelo educador inicialmente!
Rosa Iavelberg(2003)  nos ensina que o espaço da oficina é um lugar de exposição permanente, por isso é preciso oferecer  autonomia possível para a criança e para o jovem através de uma estrutura – de classificação, ordenação e seriação dos materiais- que seja de fácil leitura.
Iavelberg também nos alerta que as tintas ficam à mostra em escala cromática com gradação e são aproximadamente 16 potes. O material de desenho e o instrumento ficam juntos: réguas, compassos, borrachas, esfuminhos, lápis, canetas hidrocor, giz de cera, etc.  
A funcionalidade do local é ordenada visualmente em cores e formas no caso das ferramentas, em escalas cromáticas com relação as tintas e em tipos no caso de canetas e demais matérias de desenho, em pilhas, no caso de cores, especificidade  e tamanhos no caso de papéis e assim por diante.  

Vai ai algumas ideias, que podem ser adaptadas com materiais recicláveis!









Nenhum comentário:

Postar um comentário